quarta-feira, 14 de outubro de 2009

AS GRANDES CIVILIZAÇÕES DA ANTIGUIDADE - "O EGITO ANTIGO".


O Egito Antigo localizava-se no a Nordeste da África, limitava-se ao norte com o Mar Mediterrâneo, ao sul com o deserto da Núbia, a leste com o mar Vermelho e a oeste com da Líbia. O território é atravessado de sul a norte pelo rio Nilo. A história do Egito começou quando povos dos desertos sedentarizou-se, formando pequenas comunidades, denominadas nomos, às margens do Nilo. Os grupos foram se juntando e desta forma acabaram surgindo os dois reinos: o Alto Egito e o Baixo Egito.
Por volta de 3.200 a.C, o faraó Menés unificou os dois reinos e transformou Tinis em sua capital. Mais tarde por volta de 2.800 a.C a capital do Egito foi transferida para Mênfis. Atualmente a capital do Egito é Cairo.
Os egípcios não constituíram uma raça pura. Os habitantes do Egito pertenciam ao ramo mediterrâneo da raça caucásica. A maior parte da população egípcia trabalhava na agricultura e no artesanato. Na classe dominante era incluídos os escribas, os militares, os sacerdotes e a família real.
O Estado controlava todas as atividades econômicas. Os faraós possuíam diversos auxiliares e serviçais. Para a administração provincial eram nomeados os sacerdotes que comandavam assuntos essenciais para o desenvolvimento do Egito.
A palavra faraó significa a grande morada. Herdeiro dos deuses, o faraó era responsável pelo equilíbrio da natureza e o único que poderia se comunicar com os deuses. O faraó participava das grandes cerimônias nos templos egípcios. As cerimônias eram de cunhos religiosos. No Estado, o faraó era responsável pela diplomacia com os adversários ou outros povos. A frente do exército, responsabilizava-se pelo comando da segurança do território e das invasões ao território de povos inimigos. Para auxiliar o faraó, havia a figura dos vízires, um para o norte e outro para o sul. O vizir representava a função de assistente e secretário particular do faraó. Na prática controlava sua administração em torno das questões administrativas. Ramsés reuniu os dois cargos de vízeres em um só.
Quéops, Quéfrem e Miquerinos foram faraós da 4º dinastia, eles foram responsáveis pela construção das mais famosas pirâmides do Egito. A construção das mesmas demonstravam um ato de fé que conferia a ambição da imortalidade, acreditava-se que as tumbas dos soberanos garantiam vida eterna ao seu povo.
Os egípcios nos deixaram um grande legado cultural. Foram responsáveis pela construção de grandes palácios, templos e pirâmides. Criaram também o calendário lunar, a escrita hieroglífica, lançaram os fundamentos da geometria e do cálculo. A medicina também deve muito aos estudos e práticas egípcias.
Durante o século XX, muitos pesquisadores começaram a ser preocupar com toda essa história do Egito, fazendo crescer assim o fluxo de turistas na região. Os lugares históricos do Egito foram decretados pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário